segunda-feira, 26 de julho de 2010

Banho de água fria! Até gosto se tiver calor!


Buenazzz!!!

Final de julho e esse mês foi bem legal pra banda! Vários shows, várias formas de reconhecimento, várias perspectivas!

Ontem participamos do SanjoRock, 1o. festival de Rock de São José dos Pinhais, organizado pela freitura, Sr. Airton Mann e Gargula´s Pub. Não dá pra criticar muito, ótima oportunidade pra mostrar o som próprio. Som este, o nosso, que foi muito bem aceito por todos. Pediram baquetas, palhetas, aperto de mãos e abraços! Pediram bis e outros chocolates! Pediram informações sobre a banda e endereços de fã-clubes! Em resumo, foi a melhor apresentação que fizemos, aceleramos um pouco a música é verdade, talvez por causa do nervosismo, mas não tivemos uma nota fora, um acorde descompassado, um desafino! Foi perfeito! Não teve do que reclamar, ou não tinha, até o final do evento.

Anunciaram as seis bandas finalistas, de 22. Depois de uma tarde ouvindo coisas boas, e, na modesta opnião deste que vos escreve, muita coisa ruim ouvimos a Secretária de Cultura da Prefeitura de São José dos Pinhas dizendo, no ínicio de seu discurso, que Rock era uma forma de expressão à margem da cultura (minha leitura da baboseira que ela disse) e, depois, consertando de forma bem pouco criativa concluindo com frase celébre que naquele momento, ela tinha "toda convicção que ROCK é Cultura!" Parabéns hein Sra. Secretária da Cultura que não entende patavinas de Cultura! Pegue o seu mosaico criativo e coloque na sua gaveta. Aproveita e tranca pra ninguém botar a mão.

Nós tinhamos certeza que passaríamos para a próxima fase. Nós e muita gente que prestou atenção na banda. Muita gente que quando começamos a tocar estavam todos do lado de fora, e entraram pra assistir. Pra ouvir. Pra entender a mensagem da música Mente Louca, que retrata um universo alheio das pessoas normais! Muita gente que se frustrou como nós. Não passamos.

O que indigna de verdade, é que dos seis aprovados, 4, eu disse 4 bandas eram de metal, um cover de Angra, Iron Maiden, Iced Earth, misturados com suas letras próprias. Na verdade eu não sei se as letras eram próprias porque foram cantadas em Inglês! Ou seja, posso falar a asneira que for que se o solo de guitarra for virtuoso e o pedal duplo não parar um segundo, eu sou bom!

Pergunto: Qual foi critério utilizado? Um festival de Rock de uma cidade na região metropolitana da Capital, no Brasil, classificar 4 bandas que cantam em inglês? Opa, algo está errado nesse mundinho! Sério, as bandas daqui podem fazer músicas em inglês, tem uma pá que faz sucesso, Sepultura, Angra enfim... Mas não é justo competir com alguém que copia uma estrutura do metal, que é muito bom, com alguém que está inovando o Rock NACIONAL! Sim, o ROCK em PORTUGUÊS!

Qual foi a última banda boa de Rock Brasileiro que surgiu no cenário? Pessoal, não pensem em Cine, NXZero, FRESNO porque isso não é rock. Desde os anos 80 e início de 90 que não vejo nada de novo que valha a pena ser escutado.

Desse jeito fica difícil! Prefeitura, organizadores de festivais, por favor! Separem os estilos. Façam a coisa acontecer de uma forma justa e madura! Selecionem jurados que sejam músicos imparciais e não jurados escolhidos pelo Sr. Airtonn Mann, que obviamente tem a mesma preferência musical e, consequentemente, chacoalharam suas cabeleiras ouvindo os agudos dos "Bruces Halfods Mattos de Dio". Absurdamente tendenciosos e isso ficou muito claro. Sem falar no bairrismo de uma banda classificada, de São José dos Pinhais, cujo refrão é "hoje eu vou pro bar apavorar pra chapolizar e ver o rock rolar", ou algo assim. Nossa, que profundidade!

Rock´n´Roll é atitude, não cópia, não plágio. Não é, definitivamente o que aconteceu nesse festival.
Caímos de cabeça erguida, pois nós sabemos o que somos e o que fazemos! Sabemos que não é fácil criar e estruturar uma banda. Sabemos que suamos muito pra subir os poucos degrais que subimos nesse pouco tempo juntos. E sabemos que outros festivais virão, que outros injustiças acontecerão, que outros padrinhos aparecerão. Mas o que sabemos de verdade, é que Expressonantes continua lutando e buscando o seu lugar. Sempre, Rockando e Rollando.

Abraxxx
Luis Rulez


Um comentário:

  1. Que pena que isso aconteceu...

    Acho que um dos maiores problemas da música no Brasil é que as pessoas não tem referências musicais. O povo é muito alienado musicalmente, só ouve o que tá na mídia, consome qualquer enlatado porco só pra fazer parte de um grupinho(de idiotas, claro).

    Assim fica difícil tentar fazer um som em português próprio e bom, porque as referências são poucas e você não sabe como se orientar.

    Aqui, pra fazer sucesso musicalmente, tem que ser cantor sertanejo ou puta que acha que fazer música é rebolar e mais nada. E, como o povo é alienado, consome esses lixos.

    ResponderExcluir